top of page
Buscar

A espada Japonesa

Atualizado: 18 de set. de 2022

Quando falamos sobre espada japonesa, automaticamente pensamos na mais famosa a Katana. Mas será mesmo que esta é a única espada do samurai?

Em toda a história japonesa diversas armas fizeram parte de um arsenal para a batalha, dentre todas elas katana se tornou um ícone.

As histórias, os filmes e desenhos e até hoje essa espada é usada como uma fontede inspiração de força, perfeição e beleza. No entanto, a Katana não foi a espada mais usada em campo de batalha, outras espadas que antecederam a katana, foram mais usadas e tiveram papeis fundamentais na evolução das técnicas e combates armados.

Falaremos abaixo das três espadas(Tsurugi, Tachi e Katana) mais famosas e mais utilizadas durante toda história japonesa.


Tsurugi


A Tsurugi(espada chinesa) ela foi a primeira espada carregada pelos nobres foi usada por mais ou menos quatro mil anos.

O mito que conta a história da criação do Japão, fala sobre o imperador Jimmu, também conhecido como o primeiro imperador japonês, chegou no arquipélago japonês enviado pela deusa Amateratsu, carregando uma famosa Tsurugi, conhecida como Kusanagi no Tsurugi.

As escrituras com as técnicas da Tsurugi são tão antigas que nenhuma desses manuscritos sobreviveram com o tempo, durante seu período mais usado, suas técnicas eram escritas nos couros dos animais ou nos galhos de bambu, o que não resistiram com o passar do tempo. Nesse período, eram tempos caóticos no Japão, não existia um pais unificado e sim grupos e mutiplos pequenos clãs comandados por senhores da guerra.

Quando falamos da Tsurugi é importante lembrar que esta espada é tratada como algo divino, justamente por fazer parte do mito japonês.

A Tsurugi foi criada para ser usada em cima de um cavalo, suas principais funções são de estocadas e sua empunhadura era para ser usada com apenas uma mão, sua lamina era reta com fio nos dois lados e media aproximadamente 80cm.


Tachi


A Tachi surgiu aproximadamente no fim do periodo Heian(794-1185) substituindo a Tsurugi nos campos de batalha, esta espada foi utilizada por quinhentos anos.

A Tachi foi a predecessora da Katana, esta espada assim como a katana possuía fio apenas de um lado, mas a diferença entre as duas é que a Tachi era mais leve, maior e possuía uma curvatura também maior que a katana, sua utilização assim como a tsurugi era em cima de um cavalo com apenas uma das mãos e muitos de suas técnicas se beneficiaram do uso da tsurugi, usada principalmente para atacar perfurando e não cortando, sua lamina variava de tamanho, mas assim como a tsurugi possuía cerca de 80cm.

Diferente da katana a tachi quando embainhada o fio da sua espada era voltado para baixo, permitindo mais eficiência no saque quando estava cavalgando.

A tachi teve um papel fundamental durante o Sengoku Jidai, a era das guerras civis no japão.


A Katana não foi a espada mais usada em campo de batalha, outras espadas que antecederam a katana, foram mais usadas e tiveram papeis fundamentais na evolução das técnicas e combates armados.

Katana


A katana surgiu no período Muromachi (1337 - 1573) esta espada foi usada por 300 anos, a evolução da Tachi para a katana, aconteceu pelas mudanças que o japão sofreu após os períodos de guerra.

Com o Japão entrando em um período de paz, não havia mais necessidade de uma espada tão longa como a Tachi, nem a necessidade de ser projetada para estar montado a cavalo. Por estas mudanças as espadas evoluíram, se tornaram menores, com uma curvatura menor, seu peso era superior e seu uso, foi desenvolvido para usar as duas mãos ao invés de uma e fio da espada ambainahda era voltado para cima.

Nesses tempos de paz, a yoroi(armadura japonesa) passou gradativamente a se tornar um ornamento, sendo deixadas em casa, com isso as espadas que tinham mais a função de perfurar, passaram a ser projetadas também para ter um ótimo corte.

A lamina de uma katana mede em torno de 60 a 73cm, menor do que a Tachi, com a lamina menor e uma empunhadura com as duas mãos, isso permitia que a espada tivesse maior velocidade e precisão.

Quando o Japão entrou no periodo Edo((1603 - 1868) a qualidade do aço evoluiu rapidamente e as espadas passaram a ser extremamente resistentes e afiadas.

As técnicas de combate da katana so foram possíveis pelo entendimento das técnicas de suas predecessoras (Tsururgi e Tachi).

Durante a segunda guerra mundial piilotos japoneses carregavam em seus aviões katanas, mas estadas katanas modernas eram menores que as utilizadas no período Edo.


80 visualizações

コメント


bottom of page