Considerado uma das estruturas mais fascinantes em todo o japão os castelos atraem turistas de todo o mundo para visita-los e compreender um pouco sobre o estilo de vida daqueles que diariamente estavam na fortaleza, assim como o Daymio que usava o mesmo como casa.
Antes de aprendermos sobre os castelos é importante lembrarmos que o japão tem uma relação muito forte de ligação com essas estruturas, muitos deles sofreram danos durante guerras e alguns tiveram que ser reconstruídos completamente do zero durante a época moderna.
A História dos castelos
Fortificações foram construídas no japão desde tempos antigos. Uma necessidade particular por castelos cresceu no século 15, após um governo central autoritário ficou enfraquecido e o japão caiu em caos era dos estados em guerra(sengoku Jidai). Durante esta era o japão consistia em pequenos estados independentes que lutavam entre si e construíram pequenos castelos no topo de montanhas com o intuito defensivo.
Quando Oda Nobunaga restabeleceu uma autoridade central sobre o Japão na segunda metade do século 16 e seu sucessor Toyotomi Hideyoshi completou a reunificação do japão muitos grandes castelos foram construídos pelo país. Diferente dos primeiros castelos, eles eram construídos em planícies ou em pequenas montanhas planas, onde eles serviam como regiões administrativas e quartel general e um símbolo de autoridade. Eles se tornaram o centro das “cidades do castelo”.
Após a era feudal japonesa(1868), muitos castelos foram destruídos seja por relembrar um passado nada agradável ou foram destruídos na segunda guerra mundial. Apenas uma dúzia dos “castelos originais”, com uma fortaleza principal remanescentes da era feudal(antes de 1868) sobrevivem até hoje. No entanto muitos castelos foram reconstruídos durante o passar das décadas, muitos usando concretos ao invés dos materiais tradicionais de construção.
Estruturas dos castelos e cidades dos castelos
O típico castelo consiste em múltiplos círculos de defesa, como o chamado honmaru(círculo principal) no centro da construção depois tinha o ninmaru(segundo círculo) e sanmaru(terceiro círculo). A torre do castelo ficava no honmaru, enquanto os lordes normalmente viviam em residências confortáveis no ninmaru, na cidade ao redor do castelo era onde os samurais residiam. Quanto maior seu título, mais próximo do castelo viviam. Mercadores e artesãos vivam em áreas especialmente designadas, enquanto templos e distritos de entretenimento ficavam localizados nos arredores da cidade ou fora delas. Tokyo e Kanazawa são dois bons exemplos de cidades japonesas que evoluíram ao redor de um castelo.
A matéria prima principal na construção de um castelo era a madeira, isso fica evidente quando você visita o interior de um dos castelos originais que sobreviveram até hoje. A maioria das reconstruções no entanto, são feitos de concretos e seus interiores são modernos. Muitos castelos hoje tem a função de museu.
Alguns dos castelos mais famosos do Japão
Castelo Himeji
Localizado na prefeitura de Hyogo esse castelo está no topo de uma montanha. O himeji possui 83 construções é dito que ele é um exemplar perfeito da tradicional arquitetura castelo japonês. Seu exterior é extremamente branco, e muitos dizem que a estrutura lembra uma garça levantando vôo. O samurai Akamatsu Norimura construiu esse castelo em 1333 como uma fortaleza e a fortaleza sofreu grandes alterações ao longo da história. Muitas construções foram adicionadas a medida que o castelo possuía um novo lorde. Esse castelo sobreviveu milagrosamente a segunda guerra mundial o seu redor foi completamente bombardeado enquanto ele ficou intacto. Hoje o Himeji é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Castelo Matsumoto
O Matsumoto é um dos principais e históricos castelos sem duvida. É considerado um tesouro nacional do Japão. Por causa de sua cor preta no exterior o castelo e comumentemente chamado de “Castelo Corvo” Esse castelo fica na prefeitura de Nagano. O Matsumoto foi construído estrategicamente em montanhas e ao seu redor tem rios. Construído no final do século 16, a fortaleza possui muitos fossos, um complexo sistema de paredes, ele foi criado durante o período Sengoku.
Castelo Nagoya
O castelo Nagoya está localizado no centro do Japão. Durante o período Edo, Nagoya ficou sendo a cidade do castelo mais significante. O castelo de hoje foi reconstruído no começo do século 17, no entanto sua origem vem bem antes disso. Seu nome inicial era Yanagi-no-maru, e o governo militar da época Imagawa Ujuchika construiu como um presente para seu filho em 1520. Durante a segunda guerra mundial o castelo foi usado como Quartel General e foi muito danificado após o ataque dos aviões americanos.
Commentaires