top of page
Buscar

Kawakami Gensai: O verdadeiro samurai x

Atualizado: 18 de set. de 2022


Foto de Kawakami Gensai

No Japão muitos guerreiros ganharam nomes que faziam alusão a suas habilidades combativas e muitos desses nomes são inspirações para vários artistas márcias, ou mesmo para a indústria de entretenimento. Um guerreiro que se destacou em uma determinada era foi Kawakami Gensai.


Nascimento e começo da vida.


Ele nasceu com o nome de Komori Genjiro (小森 彦次郎) em Kumamoto, na província de Higo, Japão em 1834 como o segundo filho de Komori Sadasuke, um partidário do daimyo da província de Kumamoto. Pelo fato do irmão mais velho de Genjiro, Hanzaemon foi escolhido como herdeiro da família, aos 11 anos Genjiro foi entregue a adoção para Kawakami Gembei(河上 彦兵衛), outro partidário de Kumamoto e foi renomeado para Kawakami Gensai. Ele então entrou para a escola Jishukan (時習館), e seguiu seu estudo acadêmico e marcial. Apesar de sua habilidade futura, é curioso notar que durante seu estudo marcial ele não ganhou muitas lutas. Para lembrar, comenta-se que ele dizia “kenjutsu (arte da espada) com uma shinai (espada de bambu usadas no kendo) é nada a mais a não ser uma brincadeira.” Aos 16 anos, ele foi chamado para servir no castelo de Kumamoto como um subalterno como faxineiro. Apesar de ser uma posição de nível baixo, Gensai dedicou-se duro nessa posição, usando seu tempo livre para polir suas habilidades marciais e literárias, assim como aprender sado (cerimonia do chá) e Ikebana (arranjo de flores). Ele pegou um grande interesse no conceito de kinno (勤王), ou lealdade imperial.


ATIVIDADES


1850 - 1859


Em 1851, Gensai fez parte do exercito do daimyo de Kumamoto (Hosokawa Narimori) e seguiu para Edo (atual tokyo) para a rotação sankin-kotai* do seu lorde. E foi durante o serviço ao lorde em Edo, que o Comodoro Perry* chegou em 1853. O Xogunato entrou em crise, assinando vários tratados injustos, Gensai saiu de Edo furioso e retornou a Kumamoto, onde ele entrou na academia Genndokan do estudioso em Kinno Hayashi Oen*. Após estudo na filosofia kinno de Oen, Gensai retornou a Edo.


1860 – 1864


Em 1861, Gensai casou-se com Misawa Teiko, a filha de um outro partidário de Kumamoto. Ela era uma artista marcial, muito habilidosa no uso da Naginata. O casal teve um filho, Gentaro, que sobreviveu mesmo após a morte de seu pai graças ao esforço de Teiko.


Em 1862, ele foi para os domínios de Choshu (província de Nagato), onde ele se tornou guarda pessoal de Sanjo Sanetomi. Em 1864, ele perdeu seu mentor Miyabe Teizo, em um ataque feito pelo Shinsengumi, no incidente de Ikedaya.


Em 12 de agosto de 1864, cometeu seu mais famoso e único confirmado assassinato, ele e outros três assassinos emboscaram e atacaram Shozan durante o dia, e que terminou com Gensai o matando com apenas um golpe. Apesar de outros assassinatos serem atribuídos a ele, apenas o assassinato de Shozan pôde ser provado. Mas Shozan era conhecido como um famoso estudioso, por isso sua morte, e por ser com apenas um golpe deu a Gensai a famosa reputação de um dos maiores hitokiri (assassino) do Japão.


Após isso ele deixou Choshu e tomou parte das ações militares do Kihetai*, contra o exercito do Xogun, durante a segunda campanha do Xogunato Tokugawa em Choshu, Gensai participou lutando ao lado de Choshu e eventualmente venceu a batalha. Entretanto, durante ação em Kokura, ele rendeu-se as forças de Kumamoto e foi feito prisioneiro até a restauração Meiji.


Ultimos dias de vida e morte


Após a restauração Meiji em 1868, Gensai foi libertado da prisão, ele trocou seu nome para Kouda Genbei (高田 源兵衛), e serviu como oficial militar e professor de esgrima nos domínios de Kumamoto. Entretanto, por ter abrigado alguns membros do kihetei , que foram seus antigos camaradas, ele foi preso em novembro de 1870 e após ser transferido para a prisão de Tokyo em 1871, ele foi executado por decapitação no dia 13 de Janeiro de 1872. Ele foi enterrado em Ikegami Honmon-ji em Tokyo.


Tumulo de Kawakami Gensai


Kawakami Gensai na indústria de entretenimento.


Apesar de apenas termos a confirmação de um assassinato por Gensai, sua fama como retalhador ou Hitokiri se espalhou em todo o Japão, ainda hoje seu nome inspira os japoneses da indústria do cinema, mangá e anime. Um dos personagens mais famosos que foi inspirado na fama de Gensai, foi o famoso Kenshin Himura, do aclamado mangá/anime Rurouni Kenshin(1994 a 1998), conhecido aqui no Brasil por Samurai X, o sucesso de vendas tanto do mangá como do anime, levou Rurouni kenshin para os cinemas lançando uma trilogia pelo Warnen Bross do Japão em 2012, tendo os dois outros filmes que completavam a trilogia lançados em 2014.


Mangá anime e Filme de Rurouni Kenshin

1 - Sanki-kotai - Criado pelo Xogunato de Ieyasu Tokugawa, onde os outros Daymios eram obrigado a passar uma parte do ano hospedado no castelo de Edo, onde ficava o Xogun, essa tática foi implementada por Tokugawa, com a intenção de impedir que os Daymios tentassem dar um golpe de eestado no seu governo,

2 - Comodoro Perry - Perry foi um almirante da marinha americana, Perry ordenou que o Japão abrisse seus portos para o ocidente ou atacaria a cidade de Edo, com seus navios que eram mais avançados e mais fortes que os usados pelos japoneses, já que nessa época os navios ocidentais já eram movidos a vapor enquanto os japoneses eram barcos a vela ou remo. 3 - Kihetai - Um exercito de voluntários que servia nos domínios de Choshu, usavam armamento e táticas militares ocidentais lutando em várias batalhas.

284 visualizações

Comments


bottom of page