O que seria a Bujinkan e o que o ninjutsu tem a ver com a Bujinkan?
A Bujinkan (武神館) , ou “Casa do Guerreiro Divino”, é uma organização reconhecida pelo governo japonês dedicada ao ensino e disseminação de nove escolas de artes marciais, ou nove tradições. Fundada por Masaaki Hatsumi, a Bujinkan tem sua sede no Hombu Dojo, localizado em Chiba, Japão, sua criação aconteceu em 1972.
Pode-se entender a Bujinkan Budo Taijutsu como a prática de nove tradições marciais (Ryu Ha) japonesas, sendo que a mais antiga delas tem mais de 900 anos. Ao longo dos séculos essas escolas se desenvolveram, refinaram suas técnicas e criaram especializações, tendo como ambiente o conturbado Japão do período Sengoku (Período das Guerras), e hoje buscamos ensinar essas artes se atentando para suas origens e tradições, mas sem perder de vista o presente e suas particularidades.
Como pode ser visto no quadro abaixo três das escolas da Bujinkan vêm de uma linhagem samurai, voltadas, por exemplo, para o combate aberto e a proteção de alguém; três de linhagem ninja, voltadas para espionagem e táticas de guerra convencionais; e outras três que já não podem ser colocadas num grupo coeso, mas que consistem em combate corporal.
Hatsumi-soke teve seu primeiro contato com o Ninjutsu através de seu sensei Takamatsu Toshitsugu, que por sua vez obteve boa parte de seus conhecimentos em artes marciais por meio de Toda Shinryuken Masamitsu, avô de Takamatsu, e soke da escola Shinden Fudo Ryu. O avô de Takamatsu era um samurai e um descendente direto do fundador do Gyokko Ryu (e que o Gikan-ryu foi passado para Takamatsu através de outra fonte). Outras escolas, como a Takagi Yoshin Ryu e Kukishinden Ryu são de membros de famílias samurais.
A Bujinkan, ou “Casa do Guerreiro Divino”, é uma organização reconhecida pelo governo japonês dedicada ao ensino e disseminação de nove escolas de artes marciais, ou nove tradições. Fundada por Masaaki Hatsumi.
Soke Masaaki Hatsumi, ensinando na Honbu dojo
A Bujinkan no Brasil
A Bujinkan Budo Taijutsu entrou no Brasil em 1986, espalhando-se por todo país, tendo Dojos nas principais cidades brasileiras e continua crescendo cada vez mais e mais, ganhando status e o reconhecimento inclusive das demais Artes Marciais.
Comments