top of page
Buscar

O surgimento do ninja

Atualizado: 18 de set. de 2022



Depois de desmistificar o ninja em um outro texto do nosso blog, hoje falaremos um pouco de como e quando eles surgiram, ajudando assim a desmistificar suas origens.

Tudo começou no período Heian(794 - 1195), durante essa era o japão recebeu muita influência vinda da china, a atual kyoto na época recebeu o nome Heian-kyo, essa sendo a capital do japão, o budismo de várias linhagens chinesas foram para o arquipélago influenciando a religião local e fazendo parte da cultura japonesa até hoje.


Esse período também trouxe uma enorme mudança para a corte imperial japonesa, fazendo com que a arte a poesia e a literatura tivessem papel fundamental.


A influência da religião budista nesse período foi forte, a doutrina Tendai foi trazida da china pelos monges de saichu(767 - 822) e a doutrina Shingon, um outro sistema de budismo esotérico chinês foi trazido por Kukai(774 - 835).


Outras práticas importantes como o Sugendo e o Onmyodo também tiveram sua influência na cultura e religião japonesa. Essas duas práticas tem um papel importante no ninjutsu, que durante essa época ainda “engatinhava” segundo Tobe Shinjuro. Essas doutrinas eram largamente difundida entre os Ascetas, Yamabushis(Guerreiros ermitões das montanhas).


A reputação desses Ascetas, que viviam em lugares distantes e descansavam em montanhas, transmitia certo medo a população. Isso lhes trazia vantagens consideráveis quando precisavam se deslocar, para coletar informações vitais.


O ninjutsu evoluiu como uma arte marcial sem um código preestabelecido, desenvolvidas dos refúgios dos ermitões, ascetas, dissidentes e outros guerreiros que procuravam refúgio. É compreensível que essas religiões tenham influenciado a arte com o passar do tempo.


Entre os monges dos principais templos da época, muitos eram treinados no uso do bastão, do arco e da espada, tais habilidades lhes permitiam defender os templos de invasores ou ladrões.


Os precursores do ninjutsu, das províncias de Iga e Koga, localizadas próximos a kyoto e Nara, os grandes centros urbanos da época, ofereceram seus serviços e fizeram alianças com os líderes do futuro governo, os templos e as novas classes de guerreiros que começaram a emergir. Essa classe de guerreiros eram os samurais que passaram a ser a nobreza do japão.


Quando o período Muromachi(1338 - 1573) começou emergiu nesse período a guerra de Onin(1467 - 1477) com essa guerra um golpe de estado foi dado no atual Xogum Yoshimitsu que foi substituído por um senhor feudal Masamoto, foi um período marcado por instabilidade e insurreições na sociedade japonesa.


Nesse período a guerra de Nambokucho(1336 - 1392) se desencadeou em uma área próximo a Iga e Koga, reconhecidas como o berço dos ninjas e do ninjutsu.


Iga e Koga, são regiões montanhosas de difícil acesso, que fornece um local escondido para fugitivos da guerra, gângsters e outros descontentes com as batalhas que procuravam paz, ja ficavam longe dos grandes centros urbanos da época.


Os anais do governo Muromachi denominados Nochi Kagame provêem a primeira referência escrita que associa o ninja a Iga e Koga. Em um artigo citado por Sugiyama Hiroshi, lê-se:


“No que se refere ao ninja diz-se que são nativos de Iga e Koga e facilmente podem se infiltrar em castelos inimigos.”

As províncias de Iga e Koga, foram organizadas por agrupamento de guerreiros locais Jizamurais, que formavam confederações ou ligas. Em Iga essa liga foi estruturada em dois níveis: as vilas da província formavam as bases, as federadas e centralizadas num segundo patamar.


Em Koga essa aliança corresponde a uma organização de solidariedade, e acordos de senhores locais pequenos em âmbito regional. Nessa província, a hierarquia que envolvia a nobreza e os guerreiros locais era bem organizada.


Essa organização coletiva dominada pelo pequeno grupo de guerreiros, Jizamurais, era uma aliança também para assuntos militares. Prevenia contra a intrusão de forças externas imperiais mais poderosas.


Esses guerreiros locais eram chamados de Kokujin(Homens do país) o que significava que eles viam as autoridades imperiais de kyoto ou das outras províncias próximas como estranhos.


Entretanto a província de Iga não via os de Koga como estrangeiros. Pelo contrário uma aliança espontânea tinha sido criada, porque essas províncias tinham enfrentados inimigos da mesma natureza.


É certo dizer que o ninja nasceu de uma derrota. Porque as pessoas que procuravam refúgios nesse lugar eram sobreviventes da guerra, ou imigrantes que vinham de lugares reclusos.


O conhecimento das técnicas de combate e disciplinas militares destes guerreiros depostos, combinados com os imigrantes do além mar, antigos guerreiros chineses e coreanos, por exemplo, acrescida da experiência de derrotas em todas as suas formas, seguramente deu origem ao combate pragmático e evolutivo, que hoje conhecemos como ninjutsu.


Com esse pequeno texto podemos perceber que as coisas não acontecem do nada, os ninjas surgiram por vários fatores e da união de conhecimento de várias pessoas, sejam elas guerreiros fugitivos, sejam gangsters ou pessoas que vinham de outras nações, a necessidade causada pela instabilidade no governo da época foi fundamental para que Iga e Koga formalizarem seu próprio sistema de combate para garantir às pessoas dessas regiões a capacidade de sobreviver.

44 visualizações

Comments


bottom of page