top of page
Buscar

Sengoku Jidai - A era dos estados em guerra

Atualizado: 18 de set. de 2022


Quando falamos de samurais, ninjas e guerras japonesas, o sengoku jidai é indiscutivelmente o período onde o Japão mais desenvolveu suas táticas militares, escolas de artes marciais eram fundamentais nesse momento. No entanto é importante deixar claro que o momento era o mais sangrento pela qual o japão passou.


O período dos estados em guerra durou mais ou menos entre 1467 a 1603 no entanto guerras e confusões não acabaram até a criação do Xogunato Tokugawa. O ocorrido é muito similar ao que aconteceu na China durante as guerras civis, a autoridade central estava muito enfraquecida, fazendo com um período de guerras acontecesse entre várias pessoas que detinham poder na época, nesse período uma nova forma de governo foi adotada, o que gerou uma certa centralização política, grandes homens de poder passaram a dominar grande parte do Japão.


Cada um desses senhores tinham suas próprias leis em suas terras o que os tornava governante de todos aqueles que vivessem naquela região, o nome desses senhores de terra era Daymio.


O período Sengoku, apesar da relativa paz e a divisão do japão em vários estados independentes governadas pelos Daymio, ficou marcada por ser um tempo sangrento de guerra civil e de intrigas políticas, que pavimentou o caminho para japão moderno, principalmente nas últimas décadas desse período.


É importante lembrar que o período Sengoku, geralmente não é classificado como um período na história do Japão, da mesma forma como a era Meiji ou Nara, é na verdade mais um período cultural, um tempo de transição, do Japão medieval para o começo da era moderna. Porque atravessa vários períodos, o Sengoku Jidai por si só, é geralmente colocado dentro do contexto “oficial” de períodos históricos(Muromachi, Azuchi-Momoyama e Edo). Datas onde começam e terminam períodos, ainda são debatidos; no entanto é tradicionalmente marcado na guerra Onin in 1467, alguns marcam que o período começou em 1490 quando o atual poder Ashikaga foi transferido de Xogun para Hosokawa Katsumoto(Xogun substituto), e outros marcam em 1491, quando o clã Hojo, ganhou poder na região de Kanto. O fim do período é ainda mais debatido que o início, com datas que vão de 1568(Oda Nobunaga capturou Kyoto) a 1603(quando Tokugawa passou a ser o Xogun) e 1615(Sítio ao castelo de Osaka).


Lordes feudais estão constantemente disputando por poder um contra o outro, e muitos dos maiores eventos desse período foi causado por traição(quando uma pessoa específica trai aquele a qual jurou lealdade para dar poder a outro grupo e continua repetindo essas traições, fazendo por algum motivo maior).


O imperador nessa época era apenas uma figura simbólica,não possuía poder político nenhum. Como resultado, muitos damyos estavam mais preocupados em controlar os territórios dos clãs vizinhos e não se preocupavam em conquistar a capital. Em 1500, os damyos agiam de forma completamente independentes do governo.


Apesar das constantes guerras, o período Sengoku também é visto como um crescimento a cultura japonesa. A cerimônia do chá, o teatro, livros, poesia e música foram difundidos por todo o território japonês, por monges Budistas(da linhagem Zen), até mesmo a religião oficial xinto, fundiu-se com o budismo e até hoje a religião oficial do japão é uma mistura do xintoísmo com o budismo ou xinto-budismo


A economia nessa época também cresceu, por causa dos damyos que queriam aumentar e melhorar seu exército ao mesmo tempo enriquecer seus domínios. A agricultura e a mineração também cresceram o que fez com que o mercado e o comércio crescessem. Cidades portuárias como Hyogo(hoje se chama Kobe), Hakata, Nagasaki, e Sakai se tornaram pontos centrais econômicos. Mesmo Kyoto(capital na época), apesar da troca contínua de poder que destruíram a cidade, também rapidamente se ergueu se tornando um centro cultural e econômico.


Foi nessa época que o japão obteve uma interação forte com o ocidente. A chegada dos navios portugueses em 1543, assim como dos espanhóis e dos holandeses, apesar de que a maior parte do comércio era feito com os portugueses. O efeito desse comércio foi significativo; O japão foi apresentado as fábricas europeias, vidro, relógios, tabaco e o mais importante na época as armas de fogo. Províncias que fizeram acordo comercial com o ocidente tiveram vantagens significativas no combate, com a introdução da arcabuz e do canhão. Principalmente porque a maioria das fortificações japonesas da época eram feitas de pedra e madeira. O efeito desse comércio também foi significativo porque palavras de origem portuguesas e holandesas, como “gomu” de “gom”(palavra holandesa para borracha), “Karuta” de “carta” (palavra portuguesa que vem de baralho) e “pan” de “pão/pan”(português/espanhol, para pão respectivamente).


Esse também foi o período que o cristianismo chegou ao Japão, o primeiro contato foi com o missionário católico St. Francis Xavier, que chegou com os comerciantes portugueses em 1549,o daymio do sudoeste do japão(na ilha de Kyushu) viu uma oportunidade no cristianismo para ter um comércio melhor com os portugueses.

Nagasaki foi muito afetada pelo cristianismo, antes das chegadas dos portugueses e dos missionários era uma cidade pesqueira insignificante.


Foi também nesse período que os ninjas tiveram sua “época de ouro”, com táticas de guerrilha desenvolvidos pelos guerreiros de Iga, foi o que formou a tradição de combate dos ninjas da região, mesmo após a derrota de Iga os remanescentes trabalharam, como tropas auxiliares, por outros daymios, usando, de espionagem, a táticas de combate não convencionais.


Dentre todos os Daymios que existiram durante esse período três deles se destacam, são eles:


Oda Nobunaga, Toyotomi Hideoyoshi e Ieyasu Tokugawa, falaremos um pouco sobre o porquê esses três daymios são famosos.


Oda Nobunaga


Em 1560, Nobunaga(ainda jovem) foi atacado por um exército dos Imagawa. Apesar da desvantagem numérica de seus exércitos 20 contra 1, ele esmagou o inimigo em aproximadamente 15 minutos, acabando com o poder dos Imagawa.


Nobunaga era um gênio nato na arte militar e um comandante respeitado, com um exército crescendo ele conquistou a maioria das províncias do Japão.


Em 1575, ele destruiu um exército de atacantes samurais do clã Takeda com uma linha de frente fortificada de arquebuses em Nagashiro.


Em 1580, o ultimo forte dos Ikko-Ikki se rendeu.


Guerra de Iga Tensho, Invasão da província de Iga, pelo clã Oda, A província foi conquistada em 1581 após a derrota em 1579 onde seu filho Oda Nobukatsu comandava. O nome da guerra deriva do nome da era Tensho(1573-1592).


Em 1582 veio a sua derrota, Um dos seus generais(Akeshi Mitsuhide) o traiu e criou uma emboscada no templo Honno-ji, forçando Nobunaga a cometer seppuku, o templo foi incendiado após isso, esse momento ficou conhecido como o incidente de Honno-ji


Toyotomi Hideyoshi


Nobunaga foi sucedido por Hideyoshi, um dos seus mais brilhantes tenentes. Um plebeu que cresceu em poder graças a suas habilidades como guerreiro. Hideyoshi também é chamado de Napoleão do Japão.


Durante a luta por poder por causa da morte de Nobunaga, Hideyoshi rapidamente derrotou seus inimigos, vingando a morte de seu mestre. Um por um ele trouxe os outros daymios a servi-lo através da força.


Então após ele consolidar seu poder ele destruiu a fortaleza dos outros lordes e construiu outras mais fortes sobre seu controle.


Em 1587 ele desarmou os plebeus, derretendo suas armas para fazer parte de uma estátua de Buda.


Em 1590, ele colocou os Hojo de joelhos, sitiando um castelo de forma prolongada.


Seu reinado de sucesso acabou com um falha. Uma tentativa de conquistar a Coreia, e outra foi abandonada por causa de sua morte.


Ieyasu Tokugawa


Um último peíodo de guerra seguido pela morte de Hideyoshi. Novamente com a morte de um comandante os generais lutaram para conquistar seu lugar.


O que emergiu triunfante foi Ieyasu Tokugawa. Um samurai “perpétuo”, ele sobreviveu a um tiro de mosquete que atingiu sua armadura quando era jovem. Ele era um estrategista brilhante. Interrompendo as linhas de comunicação dos inimigos, ele fez com que seus inimigos lutarem em um campo de batalha escolhido por ele, que resultou na guerra de Sekigahara em 1600, esse foi um dos últimos campos de batalha entre samurais.


Ieyasu emergiu como vitorioso, se tornando Xogun.


O Sengoku Jidai estava efetivamente terminado, Tokugawa enfrentou uma última grande batalha em Osaka em 1615, mas seu controle sobre o Japão nunca foi seriamente ameaçado.


Após 100 anos de batalhas sangrentas do Sengoku Jidai, o clã Tokugawa governou o japão por séculos de paz e progresso.

124 visualizações

Comments


bottom of page