top of page
Buscar

Shurikens: Eram letais?

Atualizado: 18 de set. de 2022


As famosas lâminas de arremesso dos ninjas, letais quando atingiam o alvo.

Será mesmo que isso condiz com a verdade?

Aqui iremos abordar os tipos de shurikens, seu uso, desmistificar sua lenda e quem sabe tirar dúvidas que sobre elas.


As shurikens, que traduzindo para nossa língua portuguesa significa “Lâmina escondida na mão” podem ser divididas em dois grupos, as Bo Shurikens, que consistem em lâminas longas finas e com vários formatos de acabamento e as Shakens, que consistiam em placas de metal plano, iremos abordar de forma mais detalhada cada uma delas aqui neste texto.


Bo Shurikens



As Bo Shurikens consistiam em três tipos, os formatos eram decididos baseados no material usado na sua construção, o primeiro tipo era com faces quadradas e eram chamadas de kugi gata ou formato de prego. O segundo tipo era cilíndrico e eram chamadas de hari gata, ou formato de agulha, e a terceira chamada de tanto gata, ou formato de faca, eram planas largas e tinham um formato mais próximo de uma faca.


Shakens



Shakens mais para frente foram classificadas como hira shurikens(laminas planas), a famosa estrela de várias pontas, e senban shuriken, que são lâminas em formato de losango. A fonte de origem dessas shurikens não são claras, mas acredita-se que surgiram dos utensílios de carpinteiro e seriam usadas para remover pregos.


O método de lançamento tanto das Bo Shurikens e das hira shurikens variam entre as escolas, a maior diferença está no seu formato e suas origens.


"As shurikens, que traduzindo para nossa língua portuguesa significa “Lâmina escondida na mão” podem ser divididas em dois grupos, as Bo Shurikens, que consistem em lâminas longas finas e com vários formatos de acabamento e as Shakens que consistiam em placas de metal plano"


Origens


Existem poucos documentos, principalmente em relação a precisão, sobre a arte das shurikens, por possíveis razões. Primeiramente pode ser pelo fato de ser uma arte secreta. Usar as shurikens necessita de decepção e surpresa, e a maioria das escolas que usavam tais métodos no campo de batalha estão ligadas a atividades fortes de decepção e surpresa.


Outro fator que possa contribuir para a pouca documentação é a simplicidade e utilidade da arma que provavelmente não possui uma estima tão alta como a arte do kenjutsu, que possui métodos difíceis de segurar e usar uma espada com grande refinamento, além do desenvolvimento tecnológico na produção de aço. Também conta o fato da shuriken ser uma arma secundária em relação a espada ou outras armas usadas pelas escolas da época.


Hoje a vários formatos e tipos de shurikens, o que sugere que a arte foi desenvolvida e fragmentada entre as várias escolas. De acordo com Yasuyuki Otsuka Sensei, grão mestre da Meifu Shinkage Ryu Shuriken-jutsu, não existe padrões nem formalidades na manufatura e uso de shurikens, como é visto em relação a katana, ou a espada japonesa e isso pode ser o fator de ter sido proliferado em vários formatos e escolas em todo país.

"O método de lançamento tanto das Bo Shurikens e das hira shurikens variam entre as escolas, a maior diferença está no seu formato e suas origens."

Uso da Shuriken


Como podemos ver até agora, as shurikens variam de tamanho e formato dependendo da escola, e também que existem várias escolas que as usam, a shuriken não é uma arma exclusiva dos ninjas como os filmes nos fazem pensar, escolas de samurai famosas como a Yagyu Ryu e Katori Shinto Ryu são exemplos de escolas que tinham em seu “currículo” o uso das Shurikens, até mesmo a Daito Ryu Aiki-jutsu(predecessora do Aikido) também desenvolveu a técnica e o uso de shurikens. Mas os ninjas também usaram escolas de Iga e Koga, também tem suas próprias shurikens e o método de usa-las.


O uso da shuriken também varia de escola para escola, o modo de segurar, a postura que se faz quando vai fazer o lançamento, distância do alvo etc.


Pegamos como exemplo a escola de Shirai ryu, onde a determinação de distância é em passos, ao invés de medidas como metros ou pés, isso se da devido ao fato de que uma pessoa maior teria um lançamento diferente de uma pessoa menor, porque a distância iria variar por causa do tamanho da perna o que torna usar metros ou pés sem sentido.


Já a técnica da Negishi Ryu é bem diferente da Shirai Ryu, mas difícil de se tornar mestre na arte, aborda varias formas de lançamento envolvendo situações diferentes de combate.


Então fica impossível determinar a forma correta do uso, cada escola tem uma visão diferente do manuseio dessas armas. Mas existe algo em comum em todas elas, o efeito causado da shuriken quando atinge o alvo, os filmes retratam como acertou é morte certa, mas a realidade é bem diferente.


A shuriken era usada como distração e não como arma principal, quando lançada sobre o inimigo, isso o distraia permitindo que o golpe principal viesse de outra arma, esse é um dos motivos que ela era uma arma secundária nas escolas de espada, a distração causada por ela permitia que o inimigo baixasse a guarda e o golpe da espada terminava a luta.


A shuriken não tem capacidade de perfurar armaduras então seu uso se restringia a partes mais moles do corpo, como pescoço ou olhos por exemplo, mas mesmo tais áreas expostas a probabilidade de matar o adversário é quase zero, lembrando que combates eram caóticos e seu tempo para reagir é muito pequeno(menos que um segundo as vezes) o que influencia na precisão e força do arremesso.


Um outro ponto curioso é sobre veneno, os filmes e os ditados populares retratam a shuriken uma arma que se envenena para garantir a morte do inimigo.

"A shuriken era usada como distração e não como arma principal, quando lançava sobre o inimigo isso o distraia permitindo que o golpe principal viesse de outra arma."

Isso também está longe da verdade, como já dissemos combates são caóticos e duram poucos segundos, um veneno não se torna eficiente, pois seus efeitos são demorados e muitos deles precisam entrar direto na corrente sanguínea o que necessita que a perfuração tem que ser um pouco profunda, mesmo os animais mais peçonhentos do planeta, seus venenos demoram para matar uma pessoa e a quantidade de veneno que eles injetam é bem mais do que aquilo que você poderia colocar numa pequena lâmina de ferro ou em uma estrela.


Então para concluir nosso estudo sobre shurikens descobrimos que são armas secundárias não tendo um poder letal(como aborda filmes e desenhos), não são armas exclusivas dos ninjas e muito menos venenos eram aplicadas nas mesmas.

119 visualizações

Comments


bottom of page