top of page
Buscar

Yasuke: O verdadeiro Afro samurai

Atualizado: 18 de set. de 2022


Quando o termo samurai é usado logo em nossas mentes surge a imagem daquele guerreiro com feições orientais empunhando uma katana. Mas vale lembrar que alguns ocidentais obtiveram o título de samurai, como em um caso muito famoso, Willian Adams navegador inglês que inspirou o escritor James Clavell a criar o livro Shogun que na década de 80 criou-se uma minissérie com o mesmo nome que conta a história de um navegador inglês de nome John Blackthorn que se torna samurai e como um ocidental enxerga a sociedade japonesa.


Mas um dos casos mais emblemáticos e envolto em mistérios e o caso do samurai negro de nome Yasuke.


Antes de darmos continuidade na vida desse guerreiro, devemos lembrar que existem poucas evidências sobre quem realmente era Yasuke, o relato que possuímos dele vem de um missionário jesuíta português de nome Luis Frois.


Existem muitas histórias espalhadas sobre Yasuke na internet que tentam glamourizar este guerreiro com uma história rica em detalhes, o que infelizmente pode acabar por tratar de forma errônea quem realmente foi esse samurai.


As lendas dizem que Yasuke era de Moçambique, escravo dos portugueses que tinha cerca de 1,82m de altura e que sua cor de pele e sua altura deixaram os japoneses impressionados. Pois ele era um dos primeiros africanos a pisar no solo japonês. Mas até onde essa parte da lenda é verdade?


Então o pouco que sabemos é que Yasuke provavelmente era um muçulmano de Moçambique, mas levando em consideração a época ele poderia vir de outras regiões da África ou até mesmo ter nascido em Portugal descendente de escravos, ou mesmo um guerreiro mercenário que serviu a algum comerciante da época que fazia negócios no japão. Infelizmente não temos certeza das origens de Yasuke, sabemos que as evidências encontradas e pesquisadas hoje, nos dá uma ideia de quem ele poderia ser com base em como vivia a sociedade portuguesa na época, já sua altura infelizmente não se sabe exatamente, mas possivelmente era mais alto que a maioria dos japoneses.


Segundo a lenda Yasuke chegou ao japão como atendente do missionário jesuíta Alessandro Valignano, que tinha como missão estabelecer-se na região. O jesuíta teria criado uma igreja em kyoto e muitos japoneses iriam nessa igreja para ver Yasuke, por causa de sua altura e cor da pele, o que gerou curiosidade em Oda Nobunaga, fazendo com que fosse a kyoto a fim de conhecer o atendente do jesuíta.


Desenho japonês retratando portugueses, é possivel ver um servo negro na imagem

Não fica claro em nenhum momento se Yasuke realmente era atendente ou escravo de Alessandro, a única evidência é a carta escrita por Luis Frois, segundo descrito na carta, Alessandro e seu atendente chegaram no Japão em 1579.


A comoção pelo tamanho de Yasuke trouxe uma multidão para a igreja e isso atraiu a atenção do Daimyo que quis conhecer o Africano.


Nobunaga não acreditava na cor da pele de Yasuke e fez com que esfregasse e se banhasse, pois Nobunaga acreditava que a cor de Yasuke, era tinta.


Estes eventos foram registrados em 1581 por carta do Jesuíta Luis Frois para Lorenço Mexia em 1582 Relatório Anual da Missão Jesuíta no Japão, também por Frois. Estes foram publicados em "Cartas que os padres e irmãos da Companhia de Jesus escreveram dos reinos de Japão e China II", normalmente conhecidas apenas como 'Cartas', em 1598.


Convencido de que era de fato negro, Nobunaga parece ter ganho admiração por ele e, em algum ponto, embora quando não seja claro, foi dado ou permitido entrar ao serviço de Nobunaga (de acordo com os japoneses é indicado que este se apresentou a Nobunaga, apesar dos europeus não o mencionarem).


Uma coisa era certa, Nobunaga tinha um bom relacionamento com mercadores que vinham da Europa trazendo novidades que eram desconhecidas no Japão, o que facilitaria o encontro dele com o Yasuke.


Segundo Frois, Nobunaga disse que o homem(Yasuke) era saudável e de boa aparência, com um bom comportamento. Além disso, Nobunaga elogiou a força de Yasuke, descrevendo-a como dez vezes superior à dos homens normais. O sobrinho de Nobunaga, provavelmente Tsuda Nobusumi, deu-lhe uma quantia de dinheiro neste primeiro encontro.


Em Maio, Yasuke foi com Nobunaga para o seu castelo em Azuchi e os rumores populares dizem que ele pode aí ter-se tornado nobre. Matsudaira Ietada, descreveu-o como uma pessoa de 6 shaku (188 cm.). "Ele era negro e a sua pele era como carvão." Se assim for, a sua alta estatura era muito imponente para os Japoneses deste tempo e mesmo para um homem alto como Nobunaga. Matsudaira afirmou que lhe foi assim dado o nome de Yasuke, o próprio Daymio quem deuo nome, mas não existe nenhum registro do porque esse nome foi escolhido.





O mais interessante é que Yasuke provavelmente foi o primeiro Samurai Estrangeiro, segundo a lista de Samurais no Japão nascidos no estrangeiro. Yasuke também foi mencionado no protótipo de Shinchōkōki propriedade Sonkeikaku Bunko (尊経閣文庫?), os arquivos do Clã Maeda. De acordo com o arquivo foi concedida uma residência própria a Yasuke, assim como o cerimonial da katana por Nobunaga. Nobunaga atribui-lhe também direito e dever de porte de arma.


Em junho de 1582, Nobunaga foi atacado e forçado ao seppuku(ritual de suicídio) em Honnō-ji em kioto pelo exército de Akechi Mitsuhide. Yasuke também estava lá no momento e lutou contra as forças de Akechi. Imediatamente após a morte de Nobunaga, Yasuke juntou-se ao filho e herdeiro de Nobunaga, Oda Nobutada, que tentava manter as forças de seu falecido pai no castelo Nijō. Yasuke lutou ao lado das forças de Nobutada por um longo período, mas teria eventualmente entregue a sua espada aos homens de Akechi, após a derrota de Nobutada, que também assim como seu pai cometeu seppuku. Estes perguntaram a Akechi o que fazer com Yasuke. Akechi disse que o homem negro era uma besta e não sabia de nada, e, além disso, ele não era Japonês, de modo que não deveriam matá-lo, mas levá-lo para o nanban-dera, ou nanban-ji (南蛮寺, literalmente, o templo dos bárbaros do sul, forma como os Japoneses se referiam à igreja jesuíta). O motivo de Akechi não ter desejado a morte de Yasuke ninguém realmente sabe, mas um forte motivo, seria a situação política do japão naquela época, na qual Akechi provavelmente não desejaria ter desavenças com os jesuítas residentes em Kioto.

Diz-se que a razão pela qual Akechi falava deste modo de Yasuke era por pena, justificando de forma clara a razão para não matar. Os negros não eram na verdade discriminados no Japão, sendo na verdade mesmo admirados, tendo inclusive Buda sido frequentemente retratado como negro em templos Japoneses.


Após voltar ao templo Jesuita ninguém sabe exatamente o que aconteceu com o resto da vida de Yasuke. Mas a sua pequena trajetória ao lado de Nobunaga inspirou muitas obras de arte, livros tanto no Japão quanto em Moçambique, resolvem em forma de romance contar a história de Yasuke, assim como jogos de video game também tem personagens que foram inspirados no primeiro afro samurai.


E claro o famoso mangá e Anime Afro samurai, foi inspirado pela vida de Yasuke.


Mangá Afro Samurai, que teve Yasuke como inspiração

98 visualizações

Comments


bottom of page