top of page
Buscar

Yoroi, a armadura japonesa

Atualizado: 18 de set. de 2022


Quando falamos de samurais ou guerras na era feudal do Japão, a primeira imagem que vem a nossa cabeça são os exércitos de samurais usando uma armadura decorada com detalhes de cores, símbolos e ornamentos diferentes, até hoje as armaduras japonesas encantam e fascinam aqueles que apreciam a cultura do Japão.


Mas é importante lembrar que a Yoroi é uma armadura de elite, nem todos os guerreiros tinham dinheiro suficiente para pagar por uma e até mesmo nos dias de hoje(apesar de ser mais acessível), uma Yoroi(dependendo de quem a faz ou como foi feita) pode custar mais caro do que comprar um carro.


Aprenderemos nesse artigo sobre a mais famosa a O-Yoroi(大鎧 - grande armadura).

Ō-yoroi começou a aparecer no século 10, durante o meio e o final do período Heian, e entrou em uso generalizado nas guerras Gempei por volta do século 12, quando a necessidade para a armadura estava no seu auge.


As guerras Gempei foram importantes na história do japão e também importantes para o surgimento da Yoroi, foi justamente nessa guerra onde o clã Minamoto derrotou o clã Taira e foi então que o clã vencedor, colocou os samurais no poder político e militar do Japão surgindo então o primeiro Xogunato, na história japonesa.


A O-yoroi era pesada e dava pouca mobilidade para o seu usuário, ela foi projetada pensando no estilo de combate usada pelos japoneses que era a de arqueiros de cavalaria.


Em contrapartida era uma armadura que garantia uma grande proteção ao usuário, essa armadura possuía vários componentes usadas nasua fabricação.


Os componentes básicos da ō-yoroi e outras armaduras de samurais são conhecidos coletivamente como "hei-no-rokugu" ou simplesmente "rokugu," o que significa “seis artigos de armas”. Os seis principais componentes são a (couraça), kabuto (capacete), menpo (máscara), kote (mangas blindadas), sune-ate (botas), e o hai-data (proteção as coxas). O ō-yoroi combina placas e escamas(kozane), atadas juntas, ou seja um grupo de placas amarradas juntas para formar uma couraça, esse tipo de técnica empregada foi usada por várias culturas, tanto na Europa medieval como no oriente médio além de China e Japão, esse tipo de armadura ficou conhecida como lamelar.


Esquerda(Lamelar japonesa), Direita (ilustração de componentes da lamelar sendo amarrradas)

Ō-yoroi pesava cerca de 30 kg, e o metal de escolha foi o ferro. Devido ao peso do ferro, artesãos de armadura limitaram o uso do mesmo para cobrir os órgãos vitais, e substituíram o resto por couro. Uma maneira de reduzir o peso era de alternar entre metal e couro para construir as kozane (escamas), durante a construção das fileiras de lamelar, criando uma armadura bem forte, com grande flexibilidade e menos peso. A ō-yoroi podia levar até 265 dias para ser construída, usando 2000 kozane na sua construção. O tempo, materiais e mão de obra significava que uma o-yoroi era um investimento substancial para um samurai. Era uma grande armadura quadrada que fora projetada para uso em a cavalo. . A forma quadrada impossibilitava o samurai de usar a espada com movimento livre e fluido, vital em combate corpo a corpo, daí o uso da Yari(lança japonesa).


O-Yoroi em exposição no museu de Tokyo, japão)

O desenho, cor e material da renda identificava o clã do guerreiro. Os clãs eram, também, identificados pelos desenhos pintados na armadura. Muitos dos clãs utilizados símbolos como uma cristas, flores de cerejeira ou representações de divindades. A cor, e o padrão de juntar as placas juntas, era odoshi, um sistema utilizado para sua identificação no campo. Havia muitas combinações de cores diferentes, que identificavam, os guerreiros de longe.


O design e coloração da renda também indicava patente. Oficiais de patentes maiores tinham as placas de sua armadura, atadas juntas firmemente, enquanto que os de patentes menores tinham suas armaduras atadas de forma mais frouxa. A armadura atada mais frouxamente foi adotada por todos os níveis de samurai ao longo do tempo, para diminuir o peso, permitir mais flexibilidade, e ajudar a ventilar a armadura. Isso permitiu a circulação de ar, mantendo o samurai confortável, no quente e no frio.


Uma curiosidade para finalizar nosso estudo sobre essa armadura, é que por ser cara(principalmente para a época) a maioria delas normalmente era passada de geração em geração, infelizmente muitas das Yorois originais da epoca, tiveram componentes que fazem parte dela trocadas pelo desgaste do tempo ou pelo uso no campo de batalha.


Uma parte dessas armaduras foram doadas, em forma de oferenda a templos Xintoístas(religião predominante no Japão ainda hoje) em alguns desses templos ainda se encontra tais armaduras sendo mantidas e protegidas ao longo dos séculos


Deixo aqui um vídeo de um evento que aconteceu no Japão com a exposição de armaduras samurais


103 visualizações

Comentários


bottom of page